"Todo poder do mundo tenho quando brinco com as palavas..."
Jéfferson Desouza
JEFFERSON DESOUZA, nascido em 1987, na cidade de Santa Terezinha no Pajeú Pernambucano. O jovem escritor, que apesar da dedicação tardia no desenvolvimento de seus versos, teve a poesia inserida cedo em sua vida, onde no bar do seu falecido pai ouvia diariamente os programas de repentistas na rádio local.
Estudante de engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), amante da poesia, em especial o cordel, repente, e as palavras de marcos como Patativa, Chico Pedrosa, Jessier Quirino e por esse mundo vai...
Atualmente trabalha no desenvolvimento do livro “O Fantástico Mundo de Mané de Coco”, um conjunto de cordéis onde Mané de Coco, ilustre morador de sua cidade conhecido por suas “presepadas”, se torna personagem principal de estórias absurdas e carregados de humor.
Outros temas são rotineiros em seus causos. O humor, a política, sua terra Santa Terezinha e o sertão onde se criou.
Além da poesia, o autor desenvolve seu primeiro romance intitulado “Neuma”, onde a ficção se une à realidade para retratar o pajeú alimentado pelas fibras do sisal, a dura rotina e heranças de mutilações do motor de agave, as marcas das tradições do interior e o impacto provindo do desuso da planta.
Fique a vontade para explorar e conhecer o maravilhoso mundo das palavras.